DEVOLUTIVA CINECULTINHO: Kauan e a Lenda das Águas

No dia 24 de junho de 2017, foi exibido o filme brasileiro Kauan e a Lenda das águas”, com intuito de falar com os pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente e principalmente dos rios. O filme, que conta a história de Kauan e a lenda das águas, é cheio de referências folclóricas brasileiras – tendo inclusive uma personagem: a Iara – e trazendo para a tela o encantamento do Rio São Francisco e suas magias. 

O filme foi exibido em sala aula e as crianças permaneceram atentas ao que acontecia, tentando analisar os mínimos detalhes da narrativa. A animação provocou atenção silenciosa dos 10 pequenos espectadores presentes

Após a exibição do filme, foi promovida uma pequena conversa sobre reciclagem e sobre o imaginário popular, surpreendendo os bolsistas que ali estavam, quando alguns pequenos apresentaram seus conhecimentos em relação aos personagens existentes no folclore brasileiro. Posteriormente, propomos uma atividade com as crianças. Estava um dia lindo do lado de fora, com sol!  “Não podemos perder isto! Temos que leva-los lá pra fora”. 

Com materiais reciclados como garrafas pet, caixas de ovos e caixas de leite – coletados pela Cooperativa de Catadores do Projeto Minuano – Planeta Vivo (Jaguarão / RS)  – além de tesoura, papel, tinta, lápis de cor, canetinha e imaginação, fizemos uma oficina de criação de brinquedos. Durante a oficina ensinamos a confeccionar um caminhãozinho de caixa de leite, o brinquedo “estica-e-puxa” e máscaras de coruja. A maioria das crianças permaneceram na atividade até o fim, porém, o interesse era mesmo correr e brincar no parquinho (e tudo bem!). Entre idas e vindas (do parquinho) finalizamos a atividade e ainda brincamos com que foi executado. Ressaltamos que os caminhões confeccionados tiveram participação dos meninos e das meninas, tanto na criação como na utilização, demonstrando que brinquedo não tem gênero e todxs podem brincar.

“Descobri que o melhor não é ficar bonito” – disse um menino de aproximadamente 6 anos, enquanto pintava seu caminhão. 

Tanto a experiência fílmica quanto a brincadeira posterior relacionada ao tema da animação foram enriquecedoras e as crianças adoraram. Esperamos ter mais outras tão legais quanto.

Até a próxima!

2

1

IMG_20170624_140637361[1]

P_20170624_144302

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s