Devolutiva: Palestra Virtual com Célio Turino

23376442_890333867798230_467341031608648814_n

Palestra Virtual com Célio Turino

O Projeto de extensão Cultura em Debate – Experiências Compartilhadas e Ecologia de Saberes do PET Produção e Política Cultural realizou na quinta-feira (09/11/2017), às 10h, na Unipampa-Jaguarão uma palestra virtual com o historiador, pesquisador, e militante da área da cultura Célio Turino com o tema “Pontos de Cultura”. No primeiro momento Célio nos pediu para falar um pouco sobre o curso de Produção e Política Cultural e achou de extrema importância e relevância social a formação nessa área, além de ser exercício de resistência.

Começou o bate-papo nos dizendo que há outras formas de pensar e agir, pois chegou o momento de descolonizarmos nossas mentes e corpos, nos desmercantilizarmos e nos despatriarcalizarmos. Salientou que estamos vivendo numa era que as pessoas estão muito infelizes, devido a uma manipulação dos afetos tristes (medo, ódio, insegurança, desconfiança, incerteza). O filósofo Espinosa falava sobre esses afetos. E quando a sociedade potencializa e estimula esses afetos tristes os cultivando e manipulando, acaba-se gerando uma profunda sensação de infelicidade, de tristeza e até depressão. É o que está acontecendo atualmente no Brasil, principalmente no setor das políticas públicas e nos modos de organização social. Porém também existem os afetos alegres (esperança, desejo, força, solidariedade) que devem ser estimulados para começar a mudar a realidade do país, o nosso modo de organização social, de economia para a sociedade sair dessa tristeza.

No séc. XVII se disseminou a ideia de que a Economia seria ou capitalista ou socialista, mas não há somente essas. Hoje existem muitas outras formas econômicas, como por exemplo a economia da dádiva, da reciprocidade, do cuidado, a solidária, a popular, a circular, a economia viva, que trabalham numa perspectiva de que o ser humano faz parte da natureza, assim se tem uma relação de respeito com a mesma, e sem exploração do outro, fazendo o exercício da alteridade. Sempre em busca do bem-estar do indivíduo e da comunidade, que é o oposto da ideia da economia exploratória (capitalista) que explora a natureza, retirando recursos de maneira infinita, e o trabalhador, que é tratado como uma mera mão de obra. Precisamos romper com o modelo de economia tradicional e fomentar essas outras formas de economia, como as presentes nas relações de produções dos nossos ancestrais, dentro das tribos indígenas, nas comunidades rurais, nas comunidades quilombolas. Assim, por meio de outras formas de economia, também estamos falando da descolonização do pensar.

Célio nos relata que quando esteve trabalhando no Ministério da Cultura, na construção do Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura, se viu dentro dessa lógica diferente do modelo capitalista vigente. Pensou nessas outras formas de se relacionar socialmente e economicamente, através dos estímulos desses afetos alegres. Teve um momento no qual alcançaram 3.500 Pontos de Cultura em 1.100 municípios, 30.000 postos de trabalho, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas. Obviamente que foi muito bom, e muito significativo, mas é um número muito pequeno em se tratando de Brasil.

No momento atual, os pontos de cultura vivem certo desmonte e a fala de Célio Turino vem para nos motivar na luta pelo campo cultural, não permitindo o esfacelamento de ações relevantes para a sociedade e, também, para as demais economias possíveis.

Esse foi um pouco do que foi abordado na palestra virtual com o Célio Turino. Nosso modelo de palestra é uma alternativa do PET-PPC para estreitar relações diante das dificuldades em realizar palestras presenciais, e para que se possibilitem trocas de experiências e bate-papos com pessoas de suma relevância para nossa formação como produtores culturais, gestores em políticas públicas e interessadxs.

Agradecemos a presença de todas e todos pelos relatos, reflexões e trocas de conhecimentos.

Até a próxima! Axé!

Cultura em Debate – Experiências Compartilhadas e Ecologia de Saberes

Foto divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s