Devolutiva Grupo de Estudos “Para alimentar o desejo do Teatro”



Na terça-feira do dia 30 de novembro, demos início a segunda parte do Grupo de Estudos  deste ano de 2018, o Grupo PET, junto aos demais discentes interessados no campo das das artes cênicas, e que em sua maioria eram do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural, se reuniram  no auditório da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA /Campus Jaguarão.
O texto que serviu de embasamento ao nosso primeiro encontro foi escrito pela Profª. Maria Lúcia de Sousa Barros Pupo, intitulado “Para alimentar o desejo de teatro”, de 2009. Ele foi apresentado pelos bolsistas petianos Breno Brito e Thiago Godoy, tendo como debatedores Renato Vieira e Roberto Carso. Como próprio título nos coloca, o objeto de pesquisa ou melhor de estudo de PUPO, será o teatro. 
Neste artigo que faz parte da edição da Revista Virtual Sala Preta, de 2009,  da USP, a professora irá examinar através de sua análise, um paralelo, das ações-sócio-culturais-teatrais desenvolvidas pelos teatros subsidiados pelas Prefeituras de Paris e como essas ações se refletem interseccionando as políticas públicas, fazendo com que possam garantir, tanto o desenvolvimento e a fruição de novas outras concepções e visões artísticas, bem como um projeto de concepções pedagógicas continuado, assessorado tanto pelas equipes técnicas dos teatros, pelos professores de Educação Artística na escolas de ensino médio e fundamental, como por artistas e cia. Teatrais subsidiadas por incentivo das Prefeituras e pelo Ministério da Cultura, ou seja, pelo governo  francês.
As colaborações e colocações, tanto dos apresentadores,  dos debatedores, da tutora e dos discente ali presentes, foram bastante enriquecedores para aludir às realidades brasileiras, e para alimentar ainda mais o desejo pelo teatro, entendendo-o como importante instrumento e ferramenta transformadora, ressignificando os capitais simbólicos pela “base” das plateias futuras, ou seja, pela a educação pedagógica. Desta maneira reestruturando, repensando todo uma sociedade brasileira e seu capital simbólico, assim como a arte que seja produzida e consumida por ela.





Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s