PET – PPC | Projetos 2018

O grupo PET-PPC está em constante transformação, buscando sempre realizar atividades que contemplem a tríade pesquisa, ensino e extensão, mantendo uma preocupação em desenvolver projetos e atividades que conversem com as características do Bacharelado em Produção e Política Cultural, assim como preza por visibilizar as áreas de atuação e de pesquisa dos bolsistas e futurxs produtorxs culturais e gestorxs em políticas culturais.

No ano de 2018, o grupo aderiu a novas propostas de bolsistas, reformulou projetos que já estavam em andamento e também manteve suas principais atividades de ensino e pesquisa. Veja os projetos do PET-PPC que já aconteceram neste ano e os que ainda estão em produção:

Grupo de Estudos sobre Políticas Culturais:

O Grupo de Estudos funciona como uma atividade acadêmica e observatório de estudos contínuos com base na leitura de livros, artigos científicos, relatórios e hemerografia relacionados às políticas culturais brasileiras e de outros países. Esse campo de pesquisa é fundamental ao bacharelado em Produção e Política Cultural (PPC) da Universidade Federal do Pampa, e consequentemente ao grupo PET-PPC, e demais interessadas/os, para ampliar o contato da/o discente com essa literatura e com um dos âmbitos de sua atuação profissional.

Neste primeiro semestre, o grupo realizou quatro encontros do Grupo de Estudos. Os textos debatidos foram: “A Política Cultural: regulação estatal e mecenato privado” (Maria Arminda do Nascimento Arruda), “Em tempos de crise: o MinC e a politização do campo da cultura” (Alexandre Barbalho), “Mulher, negra, favelada e parlamentar: resistir é pleonasmo” (Marielle Franco), “Por onde andam as Políticas Públicas para a População LGBT no Brasil?” (Luiz Mello).

Poéticas Visuais:

A fotografia é um campo poderoso de expressão informacional, social e também poética, campo de leituras sensíveis do mundo. No Poéticas Visuais são produzidas fotos com temas abertos e não óbvios: ensaios experimentais, registros poéticos da cidade, da universidade, de recortes das realidades de todas e todos interessadas/os em participar.

Neste ano, o grupo PET-PPC expôs na Galeria Intercultural Magliani algumas das fotografias do projeto.

Confira o resultado aqui: https://petppc.wordpress.com/2018/05/09/exposicao-poeticas-visuais-pet-ppc-exibe-fotografias-do-projeto-na-galeria-intercultural-magliani/

CINECULT – Cinema latino-americano para estudantes de escolas públicas:

A atividade que já acontece dentro da Universidade Federal do Pampa como um projeto de ensino, agora funciona como uma atividade de extensão dentro de escolas de ensino fundamental e médio, com o objetivo principal de levar o cinema latino-americano para os/as adolescentes, difundindo não somente a cinematografia da região, mas também os processos sociais que a construíram em sua diversidade cultural.

Durante a II Semana LGBTQ+, o PET-PPC realizou a primeira exibição do projeto no Instituto Federal Sul-rio-grandense. O debate sobre a causa LGBTQ+ foi levantado a partir de documentários nacionais.

II Semana LGBTQ+:

Dentro da proposta Ecologia de Saberes, que funciona a partir da ideia compartilhar e trocar os diversos saberes e experiências dos sujeitos da universidade, da cidade, da região e do país, promovendo a diversidade cultural, surge a Semana LGBTQ+, executada pela primeira vez em 2017 e tornando-se uma marca do grupo em 2018, com a sua segunda edição. O objetivo da semana, dentro do país que mais mata LGBTs no mundo, é instigar, no contexto universitário e na cidade de Jaguarão, o debate sobre a violência e a discriminação contra a população LGBTQ+.

Exposição Metamorfose:

Ainda sob o guarda-chuva do projeto Ecologia de Saberes, o PET-PPC em parceria com a Galeria Intercultural Magliani, realizou a exposição Metamorfose, com obras produzidas nas oficinas de arteterapia do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. A exposição foi pensada enquanto um vetor para que os artistas do CAPS sejam vistos e ouvidos, instigando autonomia, protagonismo e desmistificando o imaginário relacionado as pessoas com transtorno mental.

Confira o resultado aqui: https://petppc.wordpress.com/2018/06/06/pet-ppc-em-parceria-com-o-caps-exibe-a-exposicao-metamorfose-na-galeria-intercultural-magliani/

Oficina Mambembaria – O Teatro como equipamento de pesquisa artística e ferramenta de autoconhecimento:

Com intuito de promover outras atividades culturais na cidade de Jaguarão, o PET-PPC irá realizar atividades voltadas para as artes cênicas, por meio do projeto Oficina Mambembaria. Serão convidados para uma parceria alunos de licenciatura em artes cênicas da UFPEL, para realização oficinas livres de iniciação teatral com intuito posterior de criar um espetáculo autoral de rua, com (e para) comunidade externa e interna.

Revista Virtual PET-PPC:

A atividade consiste na criação de uma revista digital pelo grupo PET-PPC que auxiliará em aspectos de formação, tais como o aprendizado em artes visuais, escrita acadêmica, curadoria de textos e procedimentos editorias. O objetivo é difundir os conteúdos abordados pelo grupo em uma plataforma digital e gratuita, além de proporcionar a outras instituições e seus discentes e/ou docentes uma nova oportunidade de publicação de trabalhos voltados à grande área da cultura, da produção cultural e das políticas públicas.

CineCultinho:

O CineCultinho, atividade que acontece desde 2016, tem como principal objetivo exibir animações que contribuam à formação cidadã e artística das crianças de Jaguarão e região. A proposta é ofertar filmes com temas que fomentem esteticamente o vasto e rico imaginário infantil contrapondo-se à lógica mercantil de filmes blockbusters e seus incentivos ao consumismo, banalização de temas sociais, e vulgarização da cidadania e da diversidade cultural.

No ano de 2018, o CineCultinho acontecerá no mês de outubro.

Anúncios